PF e PRF montam barreiras para evitar saída de colombianos do Brasil após morte de torcedores no RS
Publicada em 14/04/2025
PF e PRF montam barreiras para evitar saída de colombianos do Brasil após morte de torcedores no RS (Foto: Reprodução)
Dois torcedores morreram durante briga em Porto Alegre, após jogo do Atlético Nacional contra o Internacional. Barreiras são montadas pela Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal
A Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizam, desde sexta-feira (11), barreiras e blitz em estradas e aeroportos para monitorar a movimentação de torcedores colombianos no Rio Grande do Sul.
? Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
As operações acontecem depois que dois colombianos morreram em confronto entre torcedores do Atlético Nacional, que jogou contra o Internacional, em Porto Alegre, na quinta-feira (10). Os mortos foram identificados como Alejandro Lopera Zuluaga e Víctor Manuel Velásquez Cartagena, ambos de 27 anos e integrantes de uma torcida organizada. Vídeos mostram a briga; veja acima.
A polícia considera a investigação sobre a morte de Victor concluída, com Alejandro identificado como o autor. A morte de Alejandro é avaliada pela polícia uma vingança de amigos de Victor, e este crime segue em investigação.
De acordo com o delegado Mário Souza, diretor do Departamento Estadual de Homicídios da Polícia Civil, informações preliminares dão conta de que os suspeitos do crime seguem no Rio Grande do Sul, mas não são descartadas ações em outros estados do Brasil para buscar torcedores colombianos que possam ter saído do estado. Em 24 de abril, o Atlético Nacional joga contra o Bahia, em Salvador.
"Requisitamos imagens de todas as fontes disponíveis, de comércios, imagens públicas, do estádio, e todas estão sendo periciadas. Tivemos apoio de PF, PRF, também da Infraero, da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres)", diz o delegado.
Briga
Novo vídeo de briga que deixou dois colombianos mortos
Segundo a Brigada Militar, a briga foi entre os torcedores do Atlético Nacional na região da Rua Lima e Silva e da Rua da República.
De acordo com a polícia, Alejandro teria atacado Victor com uma faca. Na sequência, um grupo perseguiu Alejandro. Ele tentou entrar em uma lanchonete, mas foi puxado para fora e agredido. As novas imagens mostram o momento que Alejandro tenta fugir, mas é alcançado e agredido.
O torcedor não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada de sexta (11). Esfaqueado, Victor foi levado para o Hospital de Pronto-Socorro (HPS) da capital e morreu horas depois.
Local em que motorista de aplicativo foi abordado por torcedores do Atlético Nacional para levar vítima ao hospital em Porto Alegre
Ronaldo Bernardi/Agência RBS
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Fonte da notícia: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2025/04/14/apos-morte-de-torcedores-no-rs-pf-e-prf-montam-barreiras-para-evitar-saida-de-colombianos-do-brasil.ghtml